quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CADA MACACO NO SEU GALHO 2!!!

Mais uma vez eu retomo esse assunto para protestar, dessa vez contra jornalistas que andam dando consulta nutricional pela internet.

Esclarecer a partir de informações passadas por quem estudou o assunto a fundo é válido, agora se aprofundar no tema e dizer para o leitor o que ele deve comer, faça-me o favor!!!!

Consulte uma nutricionista, e tenha a segurança de receber informações de quem realmente estudou e entende do assunto!

DEFENDA A DIGNIDADE DA SUA PROFISSÃO


"Profissionais, estudantes e usuários dos serviços de saúde se reunirão no dia 27 de fevereiro (sábado) no Parque Ibirapuera - Espaço Arena (atrás do Museu Afro-Brasil), em São Paulo, em defesa da vida saudável e da dignidade das profissões da saúde, manifestando-se contra o projeto de lei do Ato Médico (PL 7.703/ 2006).Da forma como está redigido, o projeto acaba com a autonomia dos profissionais da saúde e fere o direito da população deter livre acesso aos seus serviços.

O evento, chamado Virada da Saúde, é organizado pelos Conselhos Profissionais de Saúde do Estado de São Paulo ecomeça às 10h da manhã com diversas atividades, como check-up da saúde gratuito para a população, e atrações,como o show do cantor e compositor Zeca Baleiro. (Veja mais informações no site
www.atomediconao.com.br).Veja também o que foi publicado nos jornais sobre o evento.
Os estudantes que participarem do evento receberão um certificado emitido pelos Conselhos Profissionais de Saúde que poderá ser utilizado como créditos em atividades complementares dos cursos de graduação.

Participe da Virada da Saúde. Vamos fazer história em defesa da saúde da população.Prof. Dr. Gil Lúcio Almeida, ex-engraxate, PHD, Pós-DOC, Presidente do CREFITO-SP."


Pessoal de São Paulo e proximidades, vamos participar né!!! Se não lutarmos por nós, ninguém vai lutar!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

UVA - VAMOS PRESTIGIAR ESSA FESTA!

Em tempos de Festa da Uva, vou aproveitar o gancho para falar um pouco sobre essa saborosa fruta.

Entre suas propriedades, a uva tem características laxativas e diuréticas, contem grandes quantidades de açúcar (por isso diabéticos devem comê-la com moderação, e atletas podem se valer dela para recarregar as energias), auxilia na regeneração das células do fígado e dos rins, é depurativa e renova o plasma do sangue.



O principal atributo dessa fruta, porém, é o reverastrol, um importante flavonóide que está presente na casca das uvas (principalmente vermelhas e roxas) e previne contra doenças cardiovasculares. Por comprovadamente inibir o agrupamento de plaquetas, evitar a formação de coágulos sanguíneos e aumentar os níveis do HDL colesterol (aquele que é bom para a saúde) e/ou diminuir o LDL mau colesterol*, as uvas escuras, e principalmente o seu suco, são considerados protetores do coração.

E quanto ao vinho, será que realmente vale a pena fazer uso frequente de uma bebida alcoólica com o intuito de melhorar a saúde?

Sem dúvida, o vinho tinto também apresenta as mesmas propriedades que o suco de uva em relação à proteção cardiovascular. Entretanto, devemos lembrar que o consumo de álcool em excesso traz riscos relacionados ao alcoolismo, como cirrose ou até a morte e, portanto, deve ser evitado por pessoas com histórico familiar e tendência ao alcoolismo, e para os demais, ser limitado à dose diária de 2 taças** para homens, e 1 para mulheres (doses maiores tem efeito contrário!).



OBS.:

* as informações científicas apresentam variação sobre o efeito positivo do reverastrol em relação ao colesterol. Mas convenhamos, aumentar o bom ou diminuir o mau colesterol, ambos efeitos nos favorecem! :)
** 1 taça de vinho contem cerca de 100ml
*** não vamos esquecer: nenhum alimento faz milagres sozinho! A boa saúde é uma associação de hábitos saudáveis.