segunda-feira, 13 de junho de 2011

INIBIDORES DE APETITE EM DEBATE

Veja o Hotsite da Anvisa sobre Inibidores de Apetite. Apresenta artigos, entrevistas, notícias, opiniões e um histórico do processo recente de avaliação do uso de medicamentos anorexígenos. 


E amanhã (terça-feira, 14/06) ocorre o Painel Técnico Internacional sobre Eficácia e Segurança dos Medicamentos Inibidores de Apetite. O evento reunirá especialistas, cientistas e profissionais de saúde para avaliar a permanência dos inibidores de apetite no mercado. O debate vai abordar aspectos relacionados à segurança e eficácia dos medicamentos sibutramina, femproporex, anfepramona e mazindol.



ANVISA ALERTA SOBRE O CONSUMO DA "RAÇÃO HUMANA"

A Anvisa publicou no último dia 20 de maio um informe técnico declarando que pessoas que substituem refeições pelo consumo da chamada “ração humana” estão colocando a saúde em risco. De acordo com a diretora da Agência, Maria Cecília Brito, “a substituição de refeições sem a orientação de profissionais de saúde pode gerar danos, como a anemia, devido à carência de nutrientes”.
As formulações, popularmente conhecidas como “ração humana”, são, geralmente, compostas por mistura de diferentes cereais, farinhas, farelos, fibras e outros ingredientes, como: guaraná em pó, gelatina em pó, cacau em pó, levedo de cerveja, extrato de soja, linhaça e gergelim.  “O consumo de produtos com alto teor de fibras, como misturas de cereais, farinhas e farelos, deve estar inserido no contexto de uma alimentação diversificada e saudável”, orienta a diretora da Anvisa.
O informe técnico ainda destaca que a expressão “ração humana” não pode ser utilizada como denominação de venda desses produtos. Isso porque o uso dessa expressão pode gerar dúvidas nos consumidores, uma vez que não indica a verdadeira natureza e característica desse alimento.


Além disso, alegações de propriedades medicamentosas, terapêuticas e relativas a emagrecimento não podem constar do rótulo ou material publicitário do produto. “Vale destacar que não é permitida, na formulação de alimentos, a utilização de substâncias farmacológicas e fitoterápicas, tais como ginseng, ginkgo biloba e sene”, afirma Maria Cecília.
As empresas que não cumprirem as exigências estão sujeitas a pagar multas de até R$ 1,5 milhão.
Fonte: Anvisa

quinta-feira, 9 de junho de 2011

LEVANTA POH!

Pic
http://9gag.com/gag/118933?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+9gag+%289GAG+RSS%29

ABAIXO-ASSINADO CONTRA MC DONALD'S "AMIGA DA SAÚDE"

Apesar dos índices de obesidade e doenças crônicas estarem crescendo cada vez mais no país, o Ministério da Saúde acabou de fazer uma parceria com o McDonald's. 

A rede de lanchonetes recebeu a classificação de "empresa amiga da saúde" após aderir às campanhas de "promoção da saúde" do Ministério. Com isso, o McDonald's passou a estampar em suas toalhas de bandeja material educativo elaborado pelo Ministério da Saúde, junto com o lema "Amo muito tudo isso" e a marca da empresa. No verso do material, o McDonald's também incluiu o cardápio da rede e informações nutricionais.

Segundo uma nota publicada pelo setor do governo, "o Ministério da Saúde mantém parceria com 384 empresas brasileiras, de diversos setores, que nos apoiam em iniciativas de promoção da saúde e prevenção de doenças. A participação destes parceiros nos ajuda a ampliar o alcance e a visibilidade de nossas campanhas informativas, mas sem implicar endosso irrestrito do ministério às práticas e condutas das empresas".

Parece muito contraditório que uma empresa que vende alimentos supercalóricos, ricos em gorduras, açúcares e sal, possa entregar materiais que promovem uma alimentação saudável elaborados pelo governo federal.

O fato gerou protestos de ONG's e especialistas em nutrição. Podemos protestar contra a rede McDonald's ser "Amiga da Saúde" assinando um abaixo-assinado criado pela IBFAN BRASIL ao Ministro da Saúde Alexandre Padilha.

VAMOS PARTICIPAR PESSOAL!