terça-feira, 8 de dezembro de 2009

'XUXU' BELEZA... TOMATE MARAVILHA... É A ÚLTIMA MODA!!!

Citando parte da música de Arnaldo Baptista, parece que sempre tem um alimento mágico em evidência. Quando não é o salmão que faz maravilhas pelo nosso corpo, é a laranja que é a 'tetéia' da história, ou o tomate que ajuda na prevenção do câncer de próstata.

Ok! É lógico que não vou falar contra nenhum desses alimentos. Muito pelo contrário. Com certeza, todos eles contribuem para que nosso corpo seja mais saudável.

O salmão (e outros peixes encontrados em águas frias) é uma fonte generosa de ômega 3, uma gordura chamada essencial e que reduz os níveis sanguíneos de triglicerídeos e do LDL ou mau colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares.

A laranja é uma das frutas mais ricas em vitamina C, nutriente que faz parte da primeira linha de defesa do organismo, possui função antioxidante e favorece a absorção e o metabolismo do ferro.
Fonte de licopeno, um poderoso antioxidante, o tomate (e principalmente o seu molho) tem participação importante na prevenção de alguns tipos de câncer, entre eles o de próstata e o de pele.


Porém, devemos lembrar que nenhum alimento é completo. Apesar de muitos alimentos, como esses citados acima, serem 'quase perfeitos', nenhum deles realiza milagres! O que devemos nos concientizar é que quando um alimento ganha em um nutriente, ele acaba deixando a desejar em outro. Muitos nutrientes presentes em grande quantidade na manga, por exemplo, não ganham destaque na composição da uva, e vice-versa.

Na nossa dieta diária, o que vale mesmo é a variedade, essa sim é a principal qualidade de uma alimentação saudável! Por isso pessoal, nada de investir em overdose de um só alimento, vamos balancear essa dieta hein!

Nenhum comentário:

Postar um comentário