domingo, 21 de fevereiro de 2010

UVA - VAMOS PRESTIGIAR ESSA FESTA!

Em tempos de Festa da Uva, vou aproveitar o gancho para falar um pouco sobre essa saborosa fruta.

Entre suas propriedades, a uva tem características laxativas e diuréticas, contem grandes quantidades de açúcar (por isso diabéticos devem comê-la com moderação, e atletas podem se valer dela para recarregar as energias), auxilia na regeneração das células do fígado e dos rins, é depurativa e renova o plasma do sangue.



O principal atributo dessa fruta, porém, é o reverastrol, um importante flavonóide que está presente na casca das uvas (principalmente vermelhas e roxas) e previne contra doenças cardiovasculares. Por comprovadamente inibir o agrupamento de plaquetas, evitar a formação de coágulos sanguíneos e aumentar os níveis do HDL colesterol (aquele que é bom para a saúde) e/ou diminuir o LDL mau colesterol*, as uvas escuras, e principalmente o seu suco, são considerados protetores do coração.

E quanto ao vinho, será que realmente vale a pena fazer uso frequente de uma bebida alcoólica com o intuito de melhorar a saúde?

Sem dúvida, o vinho tinto também apresenta as mesmas propriedades que o suco de uva em relação à proteção cardiovascular. Entretanto, devemos lembrar que o consumo de álcool em excesso traz riscos relacionados ao alcoolismo, como cirrose ou até a morte e, portanto, deve ser evitado por pessoas com histórico familiar e tendência ao alcoolismo, e para os demais, ser limitado à dose diária de 2 taças** para homens, e 1 para mulheres (doses maiores tem efeito contrário!).



OBS.:

* as informações científicas apresentam variação sobre o efeito positivo do reverastrol em relação ao colesterol. Mas convenhamos, aumentar o bom ou diminuir o mau colesterol, ambos efeitos nos favorecem! :)
** 1 taça de vinho contem cerca de 100ml
*** não vamos esquecer: nenhum alimento faz milagres sozinho! A boa saúde é uma associação de hábitos saudáveis.

Um comentário:

  1. Características e propriedades do vinagre balsâmico:
    http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Vinagre/SistemaProducaoVinagre/balsamico.htm

    Heleno maciel

    ResponderExcluir