quinta-feira, 4 de março de 2010

COLORINDO A SAÚDE


Você acha que os alimentos são de cores diferentes por capricho da natureza?

Saiba que cada cor representa um pigmento, um nutriente diferente com propriedades específicas. Dessa forma, uma alimentação variada e colorida é essencial para a ingestão mais completa dos componentes que ajudam a prevenir doenças e fortalecer o corpo.

A seguir, alguns alimentos, suas respectivas cores e (alguns dos seus) nutrientes:


VERDE
Espinafre, pimentão, manjericão, salsa: vitamina A e clorofila. Possuem ação antibacteriana, cicatrizante, combatem o crescimento de tumores.

AMARELO
Cenoura,
mamão, manga: beta-caroteno e ácido clorogênico. Evitam a formação de substâncias causadoras do câncer.

VERMELHO
Tomate, melancia, cereja e morango: cumarina, licopeno e antocianinas. Protegem contra o câncer e previnem a coagulação sanguínea.

BRANCO
Batata, cogumelo,
couve-flor, banana: cálcio e potássio. Contribuem na formação e manutenção dos ossos, na regulação dos batimentos cardíacos, e para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

MARROM
Aveia, nozes, cereais integrais: fibras e vitaminas do complexo B. Melhoram o funcionamento do intestino, previnem o câncer e as doenças cardiovasculares.

ROXO
Uva, ameixa, beterraba, repolho roxo, figo: ácido elágico e quercitina. Diminuição dos riscos de ataques cardíacos, neutralização de substâncias cancerígenas antes de invadirem o DNA. Melhoram o aspecto da pele.


Logo Projeto Alimentação Colorida/ portifólio Fernando Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário