segunda-feira, 29 de março de 2010

CÂNCER DE PRÓSTATA E PREVENÇÃO


Localizada à frente do intestino reto e abaixo da bexiga, a próstata é a glândula do sistema reprodutor masculino responsável pela produção e secreção de parte do sêmen (fluído contendo os espermatozóides liberado durante o ato sexual). É normal que ela cresça no decorrer da vida do homem.

O câncer de próstata, porém, faz essa glândula crescer exageradamente, o que causa a obstrução da uretra e complicações urinárias, podendo provocar problemas renais. O maior problema é que inicialmente o tumor não provoca sintomas. Mais tardiamente, podem ocorrer presença de sangue na urina, necessidade frequente de urinar (principalmente à noite), jato urinário fraco e dor ou queimação ao urinar.

Esse câncer, que vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, apresenta como suas principais causas a falta de atividade física e dietas com excesso de gorduras saturadas e aditivos químicos (conservantes, corantes...). Além disso, acarência de vitamina E (germe de trigo, amêndoas, nozes, castanhas, gema de ovo),zinco (carnes em geral, leite, cereais integrais, feijões, nozes, ostras e crustáceos) e magnésio(semente de abóbora e girassol, castanhas, nozes, farinhas integrais) também contribuem bastante para o desenvolvimento da doença.

Juntamente com os hábitos acima citados (prática rotineira de exercícios físicos e uma dieta com restrição de gorduras saturadas e rica em vitaminas e minerais), a prevenção desse tipo de câncer passa pela ingestão de uma substância encontrada no tomate e em outros vegetais vermelhos: o licopeno. Esse pigmento é de extrema importância nessa prevenção, pois é um poderoso antioxidante que age neutralizando os radicais livres, protegendo as células do envelhecimento e fortalecendo o sistema imunológico.

Além da adoção dessas dicas, vale ressaltar a importância da realização de exames urológicos anuais por todo homem a partir dos 40 anos, independentemente da presença de sintomas ou histórico familiar, visto que descoberto em sua fase inicial, o câncer de próstata tem grande chance de ser curado.


OBS.: *A absorção do licopeno é maior quando ele é ingerido através de molhos de tomate (o cozimento o torna mais acessível ao nosso organismo). Além disso, vale adicionar um pouquinho de azeite de oliva para ajudar nessa absorção.
** No caso de diagnóstico de câncer ou outro problema relacionado à próstata, o médico orientará o tratamento adequado. Porém, hábitos saudáveis não precisam ser recomendados pelo médico para fazer parte da rotina diária, principalmente como prevenção de futuras doenças.
*** INCA - Instituto Nacional de Câncer

Nenhum comentário:

Postar um comentário