sábado, 3 de abril de 2010

CONTROLE PARA PRESCRIÇÃO DE SIBUTRAMINA

Após ter divulgado um alerta para os profissionais de saúde sobre o uso da substância sibutramina no Brasil, em janeiro deste ano, a ANVISA aumentou o controle para a presrição do medicamento. A partir de agora, a sibutramina passa a ser classificada como psicotrópico anorexígeno, e a tarja do medicamento muda de vermelha para preta. Além disso, o medicamento só poderá ser vendido com receituário azul (em que a numeração é fornecida pela vigilância sanitária).

Desenvolvida na década de 80 como antidepressivo, a sibutramina age em áreas do cérebro que controlam não somente o humor e sensação de bem estar, como também o apetite. Como promove uma sensação de saciedade alimentar, é indicada no tratamento da obesidade ou quando a perda de peso está clinicamente indicada.

A atenção maior ao medicamento deve-se ao fato de um estudo que indicou que o risco de desenvolver enfermidades cardiovasculares aumenta em 16% nos pacientes que utilizaram o medicamento, quando comparados àqueles tratados com placebo.

Esperamos que essa norma ajude no maior controle ao "intercâmbio de receitas", muito comum nos dias atuais, e que contribua também para o esclarecimento de alguns "doutores" irresponsáveis que indicam medicamentos sem conhecimento aprofundado a torto e a direito por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário