domingo, 20 de junho de 2010

VOCÊ SABE O QUE ESTÁ COMENDO?

Você compra um alimento no supermercado e não tem o costume de olhar as informações no rótulo? Ou, muitas vezes até dá uma olhada rápida na tabela nutricional e não entende bulhufas do que está escrito?

Tudo o que você encontra escrito nas embalagens dos alimentos é regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a qual define os rótulos como elementos essenciais de informação na relação entre produtos e consumidores.

Mas o que significam os itens da Tabela de Informação Nutricional nos rótulos?

Valor Energético
Expresso em forma de quilocalorias (kcal, ou também chamadas popularmente de calorias) e quilojoules (kj), é a energia produzida por nosso corpo pelo consumo do alimento, representando a soma das calorias dos carboidratos, proteínas e gorduras totais do mesmo.

Carboidratos
É a parte do alimento responsável por fornecer energia rápida para as células do corpo, em especial para as do cérebro. Estão em maior quantidade nas massas, arroz, açúcar, pães, batatas, doces em geral, etc.
(1g carboidrato = 4 calorias)

Proteínas
São os nutrientes utilizados para a construção e manutenção de nossos órgãos, tecidos e células. Encontram-se principalmente em carnes, ovos, laticínios e leguminosas (feijões, soja, ervilha).
(1g proteína = 4 calorias)

Gorduras Totais
Tão mal faladas, as gorduras são essenciais à saúde. Sendo as principais fontes de energia do corpo, elas contribuem também na absorção das vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K) e para a formação de hormônios. Referem-se ao total de todas as gorduras do alimento, tanto de origem animal quanto vegetal.
(1g de gordura = 9 calorias)

Gorduras Saturadas
Estão presentes especialmente em alimentos de origem animal. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado, pois em grandes quantidades favorece o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Gorduras Trans

A vilã das gorduras, mais encontrada em alimentos industrializados como sorvetes, margarinas, biscoitos, produtos de panificação como massas folhadas e croissants, alimentos fritos e lanches salgados que utilizam gorduras vegetais hidrogenadas na sua preparação, deve ser evitada ao máximo. Por aumentar os níveis de LDL colesterol (aquele do mal) e de
colesterol total e diminuir os níveis do bom colesterol HDL, elas também aumentam os riscos de doenças do coração, sendo mais prejudiciais que as saturadas (que não diminuem o HDL). O consumo máximo não deve passar de 2g/dia.

Fibras Alimentares
São indispensáveis ao bom funcionamento do intestino. Estão contidas em alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais. A recomendação de ingestão é de 25 a 30g/dia.

Sódio
É um mineral presente em grandes quantidades no sal de cozinha e em alimentos industrializados (enlatados, embutidos, molhos prontos, salgadinhos de pacotes, etc). Deve ser consumido com muita moderação, uma vez que o consumo excessivo leva ao aumento da pressão arterial, entre outras patologias.

Estes são os nutrientes que obrigatoriamente devem aparecer nas tabelas nutricionais dos rótulos dos alimentos. Porém, outros ainda podem estar relacionados, dependendo das quantidades oferecidas, como por exemplo cálcio, ferro, vitamina C, colesterol, etc.

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário