quarta-feira, 30 de junho de 2010

VOCÊ SABE O QUE ESTÁ COMENDO? (continuação)




Em relação às informações presentes nos rótulos dos alimentos, devemos também dar MUITA ATENÇÃO para os ingredientes dos mesmos. Muitas vezes o que está na tabela nutricional não reflete verdadeiramente o que está sendo oferecido:

  •  a quantidade indicada na tabela em relação às gorduras trans é por porção, e se a porção não conter mais do que 0,2g dessa gordura, o produto pode usar a alegação livre de gorduras trans.
Por exemplo, uma marca de biscoito recheado apresenta a expressão no rótulo: 0% de Gordura Trans, e na tabela nutricional do produto a porção é de 3 unidades do mesmo. Ao ler os ingredientes, observa-se que contém gordura vegetal hidrogenada* (que é o tipo de trans industrializada), e portanto, o biscoito apresenta sim gordura trans! Vamos supor que a quantidade dessa gordura para as 3 unidades seja de 0,2g (que não precisa ser relatada na tabela nutricional), se forem ingeridas 6 unidades, já serão 0,4g, e assim por diante, o que quer dizer que, à primeira vista, essa gordura está camuflada.

  • Outro aspecto a ser observado é a quantidade de fibra alimentar. Aqui podemos chamar a atenção para as barras de cereais, as quais, em sua maioria, vendem a imagem de serem fonte de fibras. Porém, ao olhar mais atentamente a tabela, podemos observar que grande parte delas contém menos de 1g desse nutriente. Visto que uma pessoa normal precisa em torno de 25g de fibras/dia, essa quantidade é bastante insignificante nesse montante. 

  • É importante também reparar os aditivos dos alimentos. Todos os corantes, emulsificantes, antioxidantes, aromatizantes, etc., são ingredientes artificiais adicionados aos alimentos e presentes na maioria dos industrializados. Nos dias atuais, é raro não encontrar algum deles em nossas compras, mas devemos tentar evitá-los sempre que possível, visto os grandes problemas que eles podem causar ao nosso organismo (câncer, por exemplo).

  •  % VD é a quantidade de cada nutriente em relação ao valor diário recomendado para uma pessoa com dieta de 2000 calorias. Quando um nutriente apresenta 5 % VD quer dizer que o consumo daquele alimento, na porção indicada, oferece esse percentual em relação ao que é recomedado para o total do dia. Desta maneira, para uma alimentação mais saudável, é válido escolher produtos com baixo % VD para sódio e gorduras saturadas e trans, e alto %VD para as fibras alimentares

    OBS: Vale ressaltar que cada pessoa é única, e o valor calórico não pode ser generalizado. Características pessoais como altura, peso, composição corporal, assim como hábitos relacionados à prática de exercícios físicos influenciam diretamente na quantidade de calorias que uma pessoa necessita diariamente. 


    É lógico que não estou aconselhando ninguém a ficar somando as quantidades de cada nutriente para saber se atingiu ou não as recomendações diárias. O importante é escolher alimentos mais saudáveis a partir da comparação de alimentos similares.


    * FIQUE ATENTO: gordura vegetal = gordura vegetal hidrogenada.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário