terça-feira, 10 de novembro de 2009

CÁLCULOS RENAIS


Doença silenciosa que só se manifesta quando as pedras já estão dentro dos rins, o cálculo renal é formado quando ácido úrico, cálcio, fósforo e cistina concentram-se em tamanha quantidade na urina a ponto de se unir e formar os cristais, as chamadas "pedras nos rins".

Adotar hábitos alimentares saudáveis é de extrema importância para prevenir o aparecimento ou a reincidência de cálculos renais. Algumas dicas importantes:

  • Beba mais água! O líquido universal (não, o líquido universal não é a coca-cola!) elimina os resíduos minerais impedindo o acúmulo que forma as pedras. A recomendação é de 2 a 3 litros/dia.

  • Consuma menos sódio! O acúmulo de cálcio pode estar ligado à quantidade de sal ingerida, pois o sódio favorece a eliminação de cálcio pela urina, aumentando as chances de o mineral acumular-se nos rins. Limite o consumo de sal a 6g/dia, lembrando que nesse número já está incluído aquele presente em alimentos industrializados.

  • Reduza a ingestão de carne vermelha e controle o consumo de proteínas de origem animal! A proteína de origem animal aumenta a acidez da urina e age semelhante ao sal, incentivando a eliminação de cálcio pela urina.

  • Controle o consumo de alimentos ricos em oxalatos! Cerveja, bebidas achocolatadas, refrigerantes do tipo cola e alguns vegetais como o espinafre e a beterraba são ricos em ácido oxálico, prejudicando a absorção do cálcio.
  • Inclua frutas cítricas na alimentação diária! O citrato encontrado nas frutas como laranja, limão e acerola dificulta a união entre as partículas que formam os cálculos, inibindo o desenvolvimento de pedras nos rins.

Outra dica importante contra os cálculos renais é praticar exercícios físicos. Especialistas afirmam que pessoas sedentárias tem maior propensão a desenvolver esses cálculos.

São detalhes que podem fazer a diferença para a saúde de nossos rins!

12 comentários:

  1. Acabei de passar por um problema de calculo renal, sofri um bocado.Consegui espelir a pedra tomando muito liguido. Gostei das informaçoes e dicas, creio que o meu maior problema e o de muitos é a preguiça de ter quer ficar tomando agua toda hora, mas creio que vale a pena,depois das dores que eu passei.
    Roberto-BH

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário Roberto! É interessante o depoimento de alguém que já passou pela dor de expelir uma pedra renal, e contribui para que mais pessoas possam perceber a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis, entre eles o de beber água frequentemente.

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADO FERNANDA SUAS DICAS NUTRICIONAIS SERÃO MUITO ÚTEIS . PASSEI POR UMA CIRUGIA ABERTA PARA RETIRADA DE CALCULOS A 3 MESES E AGORA VOU FAZER UMA LITOTRIPSIA PARA RETIRAR MAIS UM . JÁ EXTINGUI O CHOCOLATE E REFRIGERANTES E VOU PASSAR A PRATICAR EXERCÍCIOS. BEIJOS
    SIOMARA /BAHIA

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda , eu tenho quinze anos , e a um ano eu tive pedras no rim ! Tratei , e elas sairam ! Mas ainda continuava com dores , fiz ultrasom e não deu nada ! ainda continuam as dores , menos do que no começo , mas continuam ! ee eu queria saber se eu posso fazer academia , se não vai piorar essas dores ! Vou proucurar um outro médico para soluçionar esse problema ! Obrigada !

    Carolina / SP

    ResponderExcluir
  5. oi fernanda , estou com calculo renal fui ao médico e ele disse para eu tomar buscopam de 6 em 6 horas , más estou sentido muito enjoo , não sei se é por causa do calculo mesmo ou é pelo fato de euu estar tomando este remédio a 3 dias direto .. poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem Fernanda, obrigado pelas dicas vou me livrar da coca cola, pois me deu colica renal
    após um jogo de futebol e eu só tomava coca cola,agora vou jogar e vou com suco de laranja ,
    eu estou certo?

    ResponderExcluir
  7. Ah! como seria bom, que mesmo as pessoas que nunca sentiram a dor de expelir um calculo, cuidasem mais dos seus habitos alimentares, justamente para nunca vir a sentir essa dor. Passei recentemente por maus momentos, ao expelir uma pedra, ainda há outras, mas estou cuidando disso, o mais difícil é reeducar a alimentação e beber mais água durante o dia, no entanto vale muito apena, se não é pra sentir aquela dor horrível de novo. Gostei das suas dicas Fernanda, obrigada!

    ResponderExcluir
  8. ACABE DE VEZ COM AS PEDRAS NOS RINS... http://suplementos-usa.loja2.com.br/2121520-CLORETO-DE-MAGNESIO-P-A-1-2-KILO-500-gramas

    ResponderExcluir
  9. Oi descobri a um mes que tenho pedra nos rins tive uma crise de dois dias e meio aliviava cm buscopam agora to tomando bastante agua sucu de melancia de laranja e chá de quebra pedra ainda sinto um emcomodo.com vou saber que espeli a pedra e se demora mt.

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado pelas informaçoes! Suspeito de estar com pedras nos rins, agora ja sabio dessas dicas tentarei absorver o maximo delas.

    ResponderExcluir
  11. boa tarde
    certo mais uma duvida e pra quem faz academia na intenção de obter massa magra e necessário a ingestão de proteína certo e ai como proceder neste caso pois sem proteína não a ganho de músculos ?

    ResponderExcluir
  12. Tive a cólica de rim faz uns 5 dias. Gostaria de saber se já posso continuar os exercícios físicos. Tipo musculação

    ResponderExcluir