terça-feira, 10 de novembro de 2009

NÃO AO ATO MÉDICO!!!


Manifesto aqui a minha revolta, e com certeza a de outros profissionais da área da saúde (psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, enfermeiros, fonaudiólogos, biomédicos, dentre outros) em relação a este Projeto de Lei do Ato Médico!

Até quando a classe médica vai continuar com a prepotência de achar que são os donos da verdade e superiores aos demais profissionais? Se realmente aprovada no senado, essa lei será um retrocesso no caminho da conquista da multidisciplinaridade nas práticas de saúde. Não estudei sete anos da minha vida para depender da boa vontade de um médico em prescrever ao seu paciente que procure uma nutricionista!!!

Apenas para informar, o artigo 4º do projeto diz o seguinte:

"São atividades privativas do médico:I – formulação do diagnóstico nosológico e respectiva prescrição terapêutica"

Portanto, de acordo com esta lei, fica sendo atividade exclusiva do médico definir como vai ser feito o tratamento de qualquer tipo de problema que a pessoa tenha. Toda vez que uma pessoa estiver com excesso de peso, ou apresentar algum trauma psicológico, por exemplo, terá que ir primeiramente ao médico para só depois, dependendo do que o "doutor" indicar, poder procurar uma nutricionista ou psicóloga! Portanto, podemos perceber o quanto essa lei afetaria a vida não só dos profissionais da saúde, como também de toda população.

Vamos exigir a mudança na redação do projeto de lei enquanto ainda há tempo, para que se possa restringir aos médicos o prognóstico, o diagnóstico e a prescrição terapêutica apenas em sua área de atuação!!!


E como fazer isso? Vamos mandar email, telefonar, entrar em contato com os nossos excelentíssimos senadores...

...ou entrar diretamente no site http://www.atomediconao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário