segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CASTANHAS O ANO INTEIRO!

Alimentos que costumam aparecer nos cardápios principalmente em épocas natalinas, as castanhas fazem parte de um grupo que, quando consumidos com moderação, durante o ano inteiro, podem trazer muitos benefícios a nossa saúde.

As castanhas, pertencentes à família das oleaginosas, são uma boa fonte de proteína vegetal e arginina, fibra, minerais e nutrientes antioxidantes. Por ser ricas em ácidos graxos insaturados (mono e polinsaturados), o seu consumo está relacionado à redução do risco de doenças cardiovasculares, principalmente por reduzir os níveis de colesterol total, LDL colesterol (ou mal colesterol) e triglicerídeos. Da mesma forma, a presença de quantidade considerável de L-arginina, um aminoácido vasodilatador, pode contribuir para a diminuição da pressão arterial. E mais um súper benefício: o seu alto teor de selênio, vitamina E e zinco ajuda na prevenção de tumores, fortalece o sistema imunológico (ótima proteção contra as novas e antigas gripes!) e protege contra a ação dos
radicais livres.


Estudos recentes indicam que pessoas que ingerem castanhas, nozes e sementes afins com frequência (5x/semana) tem menor incidência de doenças cardiovasculares do que aqueles que ingerem uma vez ou menos. Porém, por serem altamente calóricos, se você está com excesso de peso, consuma esses alimentos no lugar de outros de valor calórico semelhante, e principalmente por aqueles fontes de gorduras saturadas, como queijos e manteiga.


OBS:

  • geralmente esses petiscos são torrados e salgados, por isso, principalmente se você tem a pressão elevada, prefira os sem sal.

  • cuidado com a origem para evitar a contaminação por fungos. Nunca coma castanhas e nozes mofadas ou que tenham gosto duvidoso.

  • prefira embalagens vedadas e opacas, pois a luz diminui as propriedades benéficas das castanhas. Da mesma forma, procure guardá-las na geladeira.

  • estão incluídas no grupo das castanhas ainda: nozes, amêndoas, avelãs, macadâmias e pistaches.

Nenhum comentário:

Postar um comentário