sexta-feira, 15 de maio de 2009

ANTIOXIDANTES




Como podemos combater os radicais livres?


Como a natureza é perfeita, o organismo tem naturalmente um bom potencial antioxidante. As chamadas substâncias antioxidantes endógenas são enzimas que o organismo produz para se proteger da ação dos radicais livres.

Exercícios físicos, por exemplo, quando feitos de forma moderada e bem orientada, estimulam a formação desses antioxidantes naturais, que acabam por destruir os radicais livres naturalmente formados durante o exercício.

Outra forma de combater os radicais livres é consumindo alimentos naturais fontes de substâncias que tem potencial antioxidante. São exemplos dessas substâncias: vitaminas C (laranja, limão, kiwi, pimentão, tomate), E (óleos vegetais, nozes, sementes de linhaça, abóbora, gergelim e girassol), D (gema de ovo, peixes, exposição ao sol) e algumas do complexo B (feijões, alimentos integrais, levedo de cerveja), minerais como selênio (castanhas e peixes) e zinco (ostras, frutos do mar, carnes, alimentos integrais), alguns aminoácidos (glutationa, glutamina - carnes, ovos, feijões) e ácidos graxos ômega 3 (peixes, semente de linhaça, castanhas).

Aí está a importância de uma alimentação mais natural, rica em frutas e verduras e bastante diversificada, fonte de nutrientes capazes de devolver ao homem saúde e longevidade.
Fonte: PÓVOA, Helion. Nutrição Cerebral. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário