quinta-feira, 21 de maio de 2009

PARA QUÊ SERVEM AS CASCAS DOS VEGETAIS?

As plantas precisam se proteger contra ataques enquanto crescem no quintal, ou em qualquer outro lugar. Raios ultravioletas, poluição e predadores são agressões constantes. A casca é a primeira linha de defesa poderosa do vegetal. Seja a casca da maçã, da uva ou da laranja, essa parte da fruta tem uma capacidade antioxidante enorme, permitindo a ela resistir aos ataques da natureza. As folhas externas do espinafre e do repolho, por exemplo, tem grandes quantidades de vitamina C, e as florzinhas do brócolis tem mais vitamina C que os talos. As maçãs sem casca tem a metade da proteção antioxidante das inteiras, e as peles amarronzadas, semelhantes a papel, das amêndoas e dos amendoins, estão carregadas com diversos polifenóis bioativos, uma superproteção antioxidante.

Como regra geral, quanto maior a proporção de casca em relação ao interior da fruta, maior a capacidade antioxidante, regra que continua sendo verdadeira para os tomates: quanto menor (tomate-cereja, por exemplo), maior sua capacidade antioxidante.

Podemos aproveitar essa capacidade antioxidante dos vegetais simplesmente comendo a casca deles. Procure comer as frutas e os vegetais adequados com a casca, mas é obrigatória uma lavagem cuidadosa, já que é na casca que residem os pesticidas e as bactérias potencialmente prejudiciais. Quanto aos sucos, escolha aqueles com sedimento no fundo, pois estes contêm pedaços de pele e de polpa e são uma grande fonte de antioxidantes.

Fonte: PRATT,Steven; MATTHEWS, Kathy. Super Alimentos. São Paulo: Prestígio, 2005.

Um comentário:

  1. Eu quero NOMES de cascaaas ! , que podem ser usadas como um remedioo ! ,dôõõõõõr !

    ResponderExcluir