quinta-feira, 14 de maio de 2009

GINKGO BILOBA



Nativa da Coréia, China e Japão, o ginkgo biloba é uma árvore que pode chegar a 40 metros de altura. Tendo sido considerada por Charles Darwin um "fóssil vivo", sua longevidade deve-se a sua grande capacidade de suportar toxicidade e à resistência a infecções. Não é por nada que a planta foi a primeira a brotar após a destruição de Hiroshima.


Benefícios:


O extrato dessa planta ativa a circulação cerebral, causando excelente melhora em pessoas com vertigens, tonturas, enxaquecas e ruídos no ouvido. Por ser rico em antioxidantes (SOD e flavonóides), o ginkgo biloba tem bom efeito sobre a memória em casos de envelhecimento cerebral e processos neurodegenerativos, sendo muito utilizado por pessoas idosas.


Sempre é bom lembrarmos que, mesmo diante de tão bons efeitos, não devemos deixar de lado o acompanhamento de um profissional especializado e a monitoração de exames de sangue. A moderação é necessária pelo fato de o ginkgo poder agir sobre a agregação plaquetária e, consequentemente, alterar a viscosidade sanguínea, prejudicando a cicatrização de cortes.


E o chá de ginkgo biloba, tem o mesmo efeito que os comprimidos?


A eficácia do chá vai depender da qualidade da matéria-prima. Pesquisas afirmam que seria preciso beber grandes quantidades, já que os teores das substâncias ativas no chá caseiro são baixos. E ainda em relação aos comprimidos, os mais indicados são aqueles vendidos apenas com receita médica, que contêm quantidades suficientes para apresentar ação benéfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário