sexta-feira, 8 de maio de 2009

SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS EM REFRIGERANTES


O que a maioria das pessoas já sabiam com relação aos refrigerantes - que eles só acrescentam calorias vazias na nossa dieta (engordam pra caramba!) e contêm aditivos químicos que fazem mal a saúde - agora foi comprovado pela PRO TESTE (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) (revista nº80).

Em uma pesquisa com 24 refrigerantes, descobriu-se que 7 deles têm benzeno, substância potencialmente cancerígena. Apesar de não haver limite seguro para a quantidade de benzeno, o limite da substância foi considerado o de 5 microgramas/ litro, mesma quantidade limite que pode estar presente na água potável.

Os valores mais aumentados de benzeno foram o da Sukita Zero, com 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Outros 5 produtos estavam abaixo desse limite, Dolly Guaraná, Dolly Guaraná Diet, Fanta Laranja, Sprite Zero e Sukita.

É claro que ninguém vai desenvolver um câncer de um dia para outro porque tomou refrigerante, mas devemos nos concientizar de que, apesar de lento, o efeito de substâncias cancerígenas no organismo aumenta quanto maior o tempo de exposição e a quantidade, aumentando a probabilidade de desenvolver um tumor.


*** Vale a lembrança de que o benzeno já está presente no ambiente em que vivemos, devido principalmente à fumaça do cigarro e à queima de combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário