quarta-feira, 27 de maio de 2009

TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL


Todo mês a mesma coisa. Uma sensação de estar no limite da paciência, de que vai "explodir" a qualquer momento e por qualquer motivo. Uma sensibilidade do tamanho do céu (ou melhor, do inferno!), que faz você chorar por qualquer mudança de tom do latido do cachorro do vizinho. A impressão de que toda a sua energia está se esgotando, dando lugar ao cansaço e à dificuldade de concentração. Estes e outros sintomas como dor nas pernas, inchaço, dor de cabeça, mastalgia (dor nos seios) e alteração de apetite são típicos de um problema que atinge cerca de 80% das mulheres em todo o mundo, a Tensão Pré-Menstrual, carinhosamente chamada de TPM.

Com sintomas variáveis na quantidade e na intensidade, que podem aparecer desde 15 dias até um dia antes do início da menstruação, a TPM causa, em 5 a 10% das vítimas, quadros severos de dores de cabeça e depressão, que as obrigam a se afastar do trabalho e do convívio social, assim como acarretar problemas emocionais nas relações mais próximas.


Critérios para o diagnóstico de TPM

A mulher deve apresentar por 2 ou 3 ciclos menstruais seguidos, 5 ou mais sintomas da lista abaixo na última semana do ciclo, sendo que tais sintomas devem estar ausentes na pós-menstruação:


  1. depressão, sentimento de desesperança, pensamentos auto-depreciativos;
  2. ansiedade, tensão, nervosismo, excitação;
  3. fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição;
  4. raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais;
  5. diminuição do interesse pelas atividades habituais;
  6. sensação de dificuldade de concentração;
  7. cansaço, fadiga fácil, falta de energia;
  8. acentuada alteração do apetite;
  9. distúrbios do sono;
  10. sensação de estar fora do próprio controle;
  11. sintomas físicos como inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada, dor de cabeça, dores musculares, ganho de peso ou sensação de inchaço.
  12. o distúrbio deve interferir nas atividades habituais da mulher, como na ocupação, atividades sociais e de relacionamento.


Alimentação para ajudar a combater os sintomas da TPM

  • Ansiedade, irritabilidade e insônia: consuma alimentos ricos em magnésio (abacaxi, camarão, vagens, castanhas, nozes, cenouras, folhosos verde-escuros) e zinco (carne suína, gengibre, alho, nozes, centeio).


  • Aumento do apetite, com voracidade por doce ou chocolate, dor de cabeça e fadiga: prefira fontes de magnésio e de carboidratos complexos e integrais.


  • Congestão dos seios, edema de face e inchaço abdominal: alimentos ricos em vitamina B6 (carnes, banana, arroz integral, batata, salmão, lentilha) e alimentos ricos em potássio (feijão, espinafre, banana, água de coco e tomate).

  • Consuma alimentos diuréticos como morango, melancia, alcachofra, aspargo, salsa, agrião e chá de hortelã. Eles também são recomendáveis para diminuir sensação de peso e edemas.

  • Comer alimentos ricos em cálcio ajuda na redução do inchaço e na variação do humor: leite, iogurte, queijo, salmão e vegetais verdes folhosos.


  • Evite:
- ingestão de cafeína (café, chocolate, refrigerantes e medicamentos) e álcool, os quais aumentam a ansiedade, a instabilidade emocional, dores de cabeça, fadiga e depressão.

- alimentos ricos em sal: embutidos, enlatados, salgadinhos, charque, industrializados; para reduzir o inchaço causado pela retenção de água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário