sexta-feira, 15 de maio de 2009

RADICAIS LIVRES


Radicais livres são produtos naturais do nosso metabolismo. A partir dos nutrientes e do oxigênio que respiramos, acontece uma série de reações químicas dentro das células, que têm como produto a formação de energia, de água e de radicais livres, que são moléculas que possuem um elétron desemparelhado.

No organismo humano, os radicais livres possuem um papel importante. Além de participar da formação de substâncias essenciais (como por exemplo hormônios), quando uma bactéria, um vírus ou qualquer elemento estranho entra em nosso corpo, nossas células de defesa recrutam esses radicais para combater o invasor.

Porém, algumas vezes, a produção de radicais livres pode se tornar incontrolável, favorecendo o surgimento de doenças e iniciando o processo de envelhecimento precoce.


O que pode causar essa produção excessiva de radicais livres?


Ao mesmo tempo que as doenças são causadas por eles, elas também são geradoras de radicais livres. Medicamentos, estresse, exercícios físicos em excesso, ar poluído, fumaça de cigarro, radiação eletromagnética, metais tóxicos, álcool e drogas são fontes importantes de radicais livres.


Nesse momento, você pode estar se perguntando se há uma maneira de prevenir ou reverter a excessiva produção de radicais livres pelo nosso organismo (o chamado estresse oxidativo). Pois bem, a resposta para essa pergunta vai ficar no ar, até a próxima postagem.

Fonte: PÓVOA, Helion. Nutrição Cerebral. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário