terça-feira, 12 de maio de 2009

SOJA - BENEFÍCIOS E FORMAS DE CONSUMO

A maioria das pessoas já ouviu falar dos benefícios que a soja traz a nossa saúde. Porém, muitas vezes, ao aparecer uma única oportunidade de comê-la, a cara de nojo é o primeiro sinal que identifica o sentimento em relação a essa leguminosa.

A soja oferece benefícios poderosos à saúde quando incorporada na dieta. Proteína vegetal barata, de alta qualidade, rica em vitaminas e minerais, com fibras solúveis e ácidos graxos ômega 3, a soja é reconhecida por vários pesquisadores como um alimento extremamente positivo na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e osteoporose, assim como auxiliar no alívio dos sintomas da menstruação e da menopausa.

E não pense que é necessário consumir grandes quantidades de soja para aproveitar essas vantagens consideráveis, estudos indicam que 25g de proteína de soja diariamente já nos ofereceriam benefícios. Além disso, a soja está disponível em uma grande variedade de alimentos, e existem muitas maneiras de adicionar esses alimentos a nossa dieta diária:


  • consumindo tofu (o famoso queijo de soja), e adicionando o mesmo à inúmeras preparações, como saladas, legumes refogados, pizza, sanduíches...
  • se você não for "aquele" amante do tofu, poderá apreciar os grãos de soja tostados e incluí-los aos mesmos pratos.
  • é possível ainda adicionar uma colher de proteína de soja aos cereais, vitaminas e panquecas, ou assar pães e bolos com o mesmo extrato (pode ser que você o conheça por "leite de soja"), e muito dificilmente identificará o sabor da soja nas preparações.

Algumas fontes ricas de proteína de soja:

  • tofu firme(120g): de 18 a 20g
  • "hamburguer" de soja: 10 a 12g
  • "leite" de soja (1 xícara): 11g
  • barra de proteínas de soja: 14g
  • grãos de soja torrados (1/4 de xícara): 15g

OBS:

  1. Estudos sugerem que o consumo de dois alimentos à base de soja, em refeições separadas no mesmo dia, produzem efeitos preventivos contra o câncer (em comparação a pssoas que consomem soja ocasionalmente).
  2. O molho de soja não é uma boa fonte do vegetal. Possui pouco ou nenhum benefício nutricional e elevado teor de sódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário