quarta-feira, 6 de maio de 2009

CHÁ VERDE




CHÁ DOS DEUSES


O chá verde, bebida muito popular em países como China, Tailândia, Hong Kong, Japão e Coréia, vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil.

Das folhas frescas da erva Camellia sinesis, o chá verde é um poderoso antioxidante, podendo diminuir os riscos de doenças cardiovasculares e vários tipos de cânceres. A bebida ainda ajuda no tratamento e prevenção de diabetes e dislipidemias, assim como de obesidade e envelhecimento da pele.

Tanto o chá de saquinho, como as folhas secas ou as cápsulas têm os mesmos benefícios nutricionais. Os chás de saquinho funcionam da mesma maneira que as folhas, porém eles podem conter outras partes da planta, como pedaços do talo e sementes, o que diminui os efeitos desejados, além de alterar o real aroma e sabor da bebida. Quanto aos chás em cápsulas, por serem mais concentrados, devem ser bebidos em menor quantidade, para evitar um possível efeito tóxico.


E como para tudo nesse mundo, também não podemos deixar de monitorar o consumo dessa bebida. Além de ser um hábito diário, a ingestão de chá verde deve ser de cinco ou mais xícaras por dia. Quanto à quantidade máxima, o consumo de até vinte xícaras de chá verde por dia parece ser seguro. Não sabemos ainda sobre a quantidade máxima dos chás encapsulados.

Por fim, vale lembrar que o chá verde prejudica a digestão de proteínas, e seu consumo deve ser então evitado junto às grandes refeições, como almoço e jantar, assim como por pessoas com gastrite e hipertensão, pela sua grande quantidade de cafeína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário