quarta-feira, 6 de maio de 2009

GORDURA TRANS

Se por muitos anos a gordura saturada foi a vilã das doenças cardíacas, agora o alvo maior das pessoas preocupadas com a saúde virou-se contra uma parente bastante próxima dela, porém, muito mais maldosa: a gordura trans.

Gordura que começou a ser usada em grande quantidade nos anos 80, com o objetivo de dar mais gosto, melhorar a consistência e até aumentar o prazo de validade de alguns alimentos, a trans é formada em um processo industrial (de hidrogenação) que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente.

E por que essa gordura pode ser tão prejudicial a nossa saúde?

Além de aumentar os níveis de colesterol total e do colesterol chamado "ruim" (LDL) como a gordura saturada, a trans reduz os níveis do colesterol "bom" (HDL), aquele que faz bem a saúde, e que quanto maior melhor.

A melhor maneira de evitar consumir a gordura trans é diminuir a quantidade de alimentos industrializados da dieta: sorvetes, batatas-fritas, salgadinhos de pacote, pastelarias, bolos, biscoitos, margarinas mais duras ou que ficam endurecidas quando refrigeradas, e óleos usados para fritura em muitos restaurantes e cadeias de "fast food". Devemos ainda criar o hábito de ler os rótulos dos alimentos, observando quais possuem ou não essas gorduras.


Ok, e qual é quantidade máxima de gordura trans que uma pessoa pode ingerir por dia?


A Organização Mundial da Saúde - OMS indica que o máximo que podemos comer dessa gordura por dia é 1% das calorias totais ingeridas. Ou seja, numa dieta de 2.000 calorias, por exemplo, isso corresponde a 2g de gordura trans. E para a apreensão de todos os brasileiros, o consumo médio desse tipo de gordura em nosso país chega a 3% do total calórico diário, em torno de 6g, o que corresponde a 1 porção grande de batata frita de fast food ou 4 biscoitos recheados de chocolate.

2 comentários:

  1. gostei muito .
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Foi ótimo para a minha pesquisa!
    Adorei o conteúdo!
    Tomara que tire uns pontinhos a mais para a nota final de ciências do último bimestre.
    Obrigada!

    ResponderExcluir