domingo, 31 de maio de 2009

COZIMENTO A VAPOR

Rápido, fácil, saboroso e saudável!

A grande "sacada" de cozinhar os alimentos no vapor é não permitir que eles entrem em contato com a água durante o cozimento. Com essa técnica, os alimentos mantêm grande parte dos seus nutrientes, sendo uma opção mais saudável do que cozinhá-los diretamente na água, além de o sabor e a aparência também serem melhor conservados.

Para esse tipo de cozimento, é necessário apenas uma peneira de alumínio ou um escorredor de massa que caiba dentro de uma panela. Pode-se também investir numa panela própria para esse cozimento, que já inclui as duas peças necessárias, existindo ainda máquinas elétricas específicas para cozinhar a vapor.



Muito prático e super-rápido, existem inúmeros alimentos que podem ser cozidos a vapor, a começar pelos legumes: brócoli (7-10 minutos), espinafre, nabo, pimentão, cebola, cenoura (12-15 minutos), repolho, batata (12-15 minutos), couve-flor e couve-de-bruxelas (8-12 minutos), entre outros.

  • Tempere e prepare os alimentos, cortando-os em pedaços pequenos do mesmo tamanho, para uma cozedura uniforme e rápida. Disponha-os no cesto apropriado, sem apertar ou pressionar muito, isto para permitir a circulação do vapor.

  • Encha a parte de baixo da panela com 3 a 5 cm de água. Esta é a regra geral, no entanto, se tiver um conjunto específico para cozinhar a vapor, essa panela trará as indicações quanto à quantidade de água necessária.

  • Coloque a panela ao fogo (sem o cesto) e só quando a água levantar fervura é que coloca o cesto com os alimentos. Tape a panela com o cesto e reduza a chama, para cozinhar de forma branda.

  • Evite levantar muitas vezes a tampa da panela durante o cozimento, evitando a perda de vapor e, consequentemente, de aroma, de cor e da consistência dos alimentos.

  • Se necessário, pode acrescentar água durante o cozimento.

Dicas úteis:

  • Quando quiser cozinhar vários tipos de vegetais a vapor, junte aqueles com texturas semelhantes, para poderem cozinhar todos ao mesmo tempo.

  • Junte à água especiarias ou ervas aromáticas, gengibre, louro, caldos ou algumas gotas de vinho. No final, aproveite essa água para confeccionar molhos ou sopas.

  • Pode-se ainda substituir a água por outros líquidos como suco de limão, leite ou vinho.

  • Mantenha uma chaleira com água fervida para adicionar à panela se necessário.

  • Outra alternativa é cozinhar os vegetais no vapor do arroz em cozimento (ou outro alimento). Coloque-os ainda crus dentro da panela, quando seu arroz estiver quase pronto.

Um comentário: