terça-feira, 12 de maio de 2009

AGROTÓXICOS NOS ALIMENTOS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou, no dia 15 de abril, um alerta sobre a contaminação de agrotóxicos nos alimentos vendidos nos supermercados. No estudo realizado pela agência em 2008, foram avaliadas 17 tipos de frutas, verduras e legumes. Das 1.173 amostras coletadas, 15,29% estavam irregulares quanto aos resíduos de agrotóxicos.

O pimentão foi o alimento que apresentou o maior número de irregularidades, (64% das amostras). Depois dele estavam morango, cenoura e uva (valores maiores que 30% do permitido).

Apesar disso, as irregularidades foram menores que aquelas do estudo anterior. O tomate baixou de 44,72% para 18,27%, a batata caiu de 22% para 2%, a banana passou de 6,53% para 1,03%. Outros itens como arroz, feijão, manga, cebola e maçã, não tiveram irregularidades em mais de 4,5% da mostra.

Os resultados referem-se aos estados do Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.


Algumas dicas para prevenir o consumo excessivo de agrotóxicos:

  • lavar muito bem, em água limpa e corrente, frutas, verduras e legumes;

  • deixá-los de molho em uma solução de hipoclorito de sódio (água sanitária sem corante, 1 colher de sopa para 1 litro de água, por cerca de 20 minutos);

  • repetir a lavagem.

  • preferir os alimentos da época, assim como os orgânicos e com indicação de origem.

É possível ler o estudo completo da análise de agrotóxicos na página da ANVISA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário