segunda-feira, 12 de julho de 2010

ALIMENTAÇÃO INFANTIL: 'HAPPY MEALS' PROIBIDOS


Uma nova lei, muito interessante por sinal, foi criada no condado de Santa Clara, na Califórnia (EUA), com o objetivo de melhorar a situação da obesidade infantil na região. A regra proíbe que sejam comercializados lanches extremamente calóricos juntamente com brinquedos, os chamados happy meals. De acordo com Ken Yeager, supervisor da medida,  “essa portaria impede que restaurantes se aproveitem do ‘amor pelos brinquedos’ das crianças para vender alimentos de alto valor calórico. Essa nova lei quebra o vínculo entre alimentos não saudáveis e brindes”.

Seguindo essa linha, um estudo realizado na Universidade de Yale indicou a influência de personagens de animação na alimentação das crianças. De acordo com o resultado da pesquisa, mais de 50% das crianças acham que um produto que tem a embalagem decorada com personagens animados é mais gostoso que o mesmo produto embalado em um pacote sem ilustrações.  Entre 73 e 85% das crianças que participaram do estudo disseram preferir comer um produto com embalagem de seu desenho favorito a um lanche saudável. Os pesquisadores trabalharam com 40 crianças com idades entre 4 e 6 anos de idade. 

Sabendo do escandaloso número de crianças acima do peso naquele país, a lei é de grande importância para a reversão dessa situação. Enquanto essa luz não acende por aqui, vale chamar a atenção dos pais para a educação alimentar de seus filhos, limitando ao máximo o consumo de lanches e alimentos vazios e hipercalóricos, e deixando de lado a idéia de oferecer brinquedos como forma de fazer os filhos comerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário