terça-feira, 21 de julho de 2009

DOENÇA CELÍACA


Geralmente começa com um quadro de diarréia que não melhora, acompanhado de distensão e dor abdominal. Algumas vezes a diarréia dá lugar ao intestino preso, podendo também surgir sintomas como vômitos, irritabilidade, falta de apetite, manchas nos dentes, aftas, alergias na pele. Com o tempo, se não descoberta, pode levar à desnutrição e baixa estatura (em crianças).

A doença celíaca é uma intolerância permanente ao glúten, de origem genética, que se caracteriza pela inflamação da mucosa do intestino delgado, prejudicando a absorção dos alimentos. Para quem ainda não sabe, o glúten é a principal proteína presente no trigo, aveia, centeio e cevada, cereais muito utilizados na composição de alimentos, medicamentos, bebidas industrializadas, assim como cosméticos e outros produtos não ingeríveis.

Retirar todos os alimentos e preparações que contenham o glúten é o único tratamento para os celíacos. Vale dizer que não se deve comer nem "só um pouquinho" desses alimentos. Deve-se substituir os ingredientes que contenham glúten por outras opções como o uso de farinha de arroz, amido e farinha de milho, fubá, farinha de mandioca, polvilho e fécula de batata. Pães, bolos, bolachas, macarrão, coxinhas, quibes, pizzas, cervejas, whisky, vodka, etc, quando estes alimentos possuírem o glúten em sua composição ou processo de fabricação, "nem pensar"!

A vigilância da dieta deve ser permanente, já que a ingestão de glúten pode acontecer sem que se perceba, como por exemplo:
- através de óleo de fritura utilizado no preparo de alimentos com glúten e depois para a fritura de alguma preparação sem glúten;
- utilização da mesma faca para se passar margarina em pão com glúten e depois passar em bolacha sem glúten;
- usar tabuleiros ou formas polvilhadas com farinha de trigo e depois reutilizá-las para os produtos sem glúten, sem que tenham sido bem lavadas.

OBS: O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário