quarta-feira, 15 de julho de 2009

PAIS SUBSTITUEM AMAMENTAÇÃO POR PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS


Uma pesquisa do Departamento de Pediatria da UNIFESP, realizada em 2007, indicou que os pais estão trocando a alimentação saudável dos filhos, e até mesmo a amamentação exclusiva, por alimentos ricos em gorduras e açúcares.

O estudo, realizado com 270 pais de crianças freqüentadoras de berçários de creches públicas e filantrópicas da capital paulista, aponta que a introdução de alimentos industrializados começa antes dos três meses de idade, e são ofertados às crianças por 67% dos pais que, em sua maioria, são jovens, com baixa escolaridade e menor poder aquisitivo.

De acordo com a nutricionista e autora da pesquisa Maysa Helena de Aguiar Toloni, esse comportamento interfere negativamente no crescimento e desenvolvimento infantil, podendo desencadear processos alérgicos, carências de vitaminas e minerais, obesidade infantil e o surgimento, cada vez mais precoce, de doenças como diabetes e cânceres.

Vale ressaltar que a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses de vida, sendo desnecessária a oferta de água, chás ou qualquer outro alimento sólido ou líquido. Somente após os seis meses é que a criança está preparada para receber, de forma lenta e gradual, outros alimentos adequados à idade, devendo-se manter o leite materno até, no mínimo, os dois anos de idade.

Podemos perceber a importância de políticas públicas na resolução desse problema, com medidas educativas e preventivas que incentivem o consumo de frutas e hortaliças e restrinjam a propaganda de alimentos infantis industrializados, o que pode colaborar para a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância.

Fonte: UNIFESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário