sexta-feira, 10 de julho de 2009

O INCRÍVEL ABACATE

Um alimento que sempre foi considerado o vilão da família das frutas vem ganhando destaque nos últimos tempos por suas propriedades benéficas para a nossa saúde. O abacate é uma fruta riquíssima nutricionalmente, ótima fonte de vitaminas E e C e, recentemente, pesquisas tem mostrado que ele contém fitonutrientes (nutrientes naturais da planta) que reduzem o risco de doenças cardiovasculares e câncer, entre outras.

Além dos fitonutrientes mencionados, o beta sitosterol, que auxilia na redução dos níveis de colesterol, e a glutatoína, que age como antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres, o abacate é rico em gordura monoinsaturada, a qual pode aumentar as taxas de HDL - o bom colesterol - e diminuir o colesterol total no sangue.

Quanto às pessoas que tem receio de consumir abacate e ganhar alguns quilos extras devido ao alto teor de gordura da fruta, podem ficar tranquilas e, com moderação, adicioná-lo em sua alimentação. Estudiosos tem recomendado o consumo de meio abacate pequeno, 3 a 4 vezes por semana, para quem deseja alcançar os benefícios encontrados nas pesquisas.

Algumas dicas para a auxiliar na preparação:
  • para que o creme de abacate não escureça, depois de pronto coloque-o em um prato fundo e ponha o caroço da fruta, sem lavar, bem no meio do prato, guardando-o na geladeira até a hora de servir;

  • para pratos salgados, só use abacates bem maduros, caso contrário ficarão muito amargos;

  • para que o abacate cortado não escureça e não se deteriore rapidamente, esprema limão e deixe o caroço na parte que restar;

  • para conservar o abacate maduro, envolva-o com um pano úmido e coloque na geladeira, voltando a umedecer quando o pano secar.

RECEITA:

Patê de Abacate com Azeitona

Ingredientes
  • 1/2 abacate amassado
  • 1 colher de sobremesa de tahine salgado (pasta de gergelim)
  • 10 azeitonas pretas picadas
Preparo

Amasse e misture todos os ingredientes até obter uma consistência cremosa. Tempere a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário