Além dos fitonutrientes mencionados, o beta sitosterol, que auxilia na redução dos níveis de colesterol, e a glutatoína, que age como antioxidante, combatendo a ação dos radicais livres, o abacate é rico em gordura monoinsaturada, a qual pode aumentar as taxas de HDL - o bom colesterol - e diminuir o colesterol total no sangue.
Quanto às pessoas que tem receio de consumir abacate e ganhar alguns quilos extras devido ao alto teor de gordura da fruta, podem ficar tranquilas e, com moderação, adicioná-lo em sua alimentação. Estudiosos tem recomendado o consumo de meio abacate pequeno, 3 a 4 vezes por semana, para quem deseja alcançar os benefícios encontrados nas pesquisas.

Algumas dicas para a auxiliar na preparação:
- para que o creme de abacate não escureça, depois de pronto coloque-o em um prato fundo e ponha o caroço da fruta, sem lavar, bem no meio do prato, guardando-o na geladeira até a hora de servir;
- para pratos salgados, só use abacates bem maduros, caso contrário ficarão muito amargos;
- para que o abacate cortado não escureça e não se deteriore rapidamente, esprema limão e deixe o caroço na parte que restar;
- para conservar o abacate maduro, envolva-o com um pano úmido e coloque na geladeira, voltando a umedecer quando o pano secar.
RECEITA:
Patê de Abacate com Azeitona
Ingredientes
- 1/2 abacate amassado
- 1 colher de sobremesa de tahine salgado (pasta de gergelim)
- 10 azeitonas pretas picadas
Amasse e misture todos os ingredientes até obter uma consistência cremosa. Tempere a gosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário