domingo, 14 de junho de 2009

AÇÚCAR MASCAVO x AÇÚCAR BRANCO


Há muitas dúvidas sobre a diferença entre o açúcar mascavo e o açúcar refinado. Especialmente para diabéticos, a hesitação em substituir um pelo outro é muito grande....

O açúcar mascavo tradicional é obtido diretamente da concentração do caldo de cana recém-extraído, processo que não utiliza os aditivos químicos que são usados para o processo de branqueamento e clarificação. Sua cor pode variar do dourado ao marrom-escuro, dependendo da variedade e da estação do ano em que a cana é colhida.


Já o açúcar de mesa passa por um processo de refinamento. O açúcar mascavo, por não passar pelo mesmo processo, mantém as vitaminas e sais minerais da cana-de-açúcar. Apesar disso, a diferença calórica e de carboidratos não são significativas, como mostra a tabela a seguir:

Podem ser observadas diferenças quanto às quantidades de cálcio, magnésio, fósforo e potássio, que são maiores no açúcar mascavo. Porém, isso não quer dizer que pessoas com diabetes e com excesso de peso tenham que preferir o açúcar mascavo, pois o que deve ser considerado nessas situações são os valores de calorias e de gramas de carboidratos que vão interferir na glicemia (glicose no sangue), sendo importante observar que o açúcar mascavo eleva a glicemia e adoça tanto quanto o açúcar comum.

As necessidades dos minerais presentes no açúcar mascavo podem ser supridas com outros alimentos que não contenham valores tão altos de calorias e de carboidrato. Para tanto, uma consulta com o profissional nutricionista é importante. Assim, é possível conhecer como seria uma alimentação quantitativa e qualitativamente adequada para cada caso, em relação à energia, carboidrato, gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais, para viver de forma saudável.

6 comentários: