quarta-feira, 24 de junho de 2009

NOVA NORMA PARA AS EMBALAGENS DE OVOS


Foi aprovada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no último dia 16, uma norma que determina a obrigatoriedade, nos rótulos de todos os ovos vendidos no país, de advertências sobre o consumo e preparo do alimento. Será necessário que as embalagens contenham as seguintes frases: “Manter ovos preferencialmente refrigerados” e “O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde”.

Depois de publicada, as empresas terão 180 dias para se adaptar a nova regra. O objetivo é alertar a população sobre maneiras que podem ajudar a evitar a transmissão da Salmonella pelo ovo, bactéria muito comum na casca e no interior deste alimento cru e que pode causar infecções alimentares.

De acordo com estudo do Ministério da Saúde, o ovo é o principal alimento envolvido em surtos de doenças transmitidas por alimentos no país. Entre 1999 e 2007, o consumo de ovos crus ou mal cozidos foi responsável por 22,6% dos 5.699 casos desse tipo de doença notificados. O estudo demonstra, ainda, que as residências são os locais com maior ocorrência desses surtos, com 48,5% do total, seguidas de restaurantes (18,8%) e escolas (11,6%). A maioria dos surtos é causada especificamente pelo consumo de ovos ou maionese caseira contaminados, principais meios de veiculação da bactéria.

Vale lembrar que os principais sintomas da doença são dores abdominais, diarréia, calafrios, náusea e vômito.

Algumas dicas da ANVISA para evitar essa infecção alimentar:

1. Lavar bem utensílios e mãos depois de manipular carne de aves e ovos crus;
2. Cozinhar bem os alimentos;
3. Evitar consumo de produtos preparados como ovos crus;
4. Não usar os mesmos para preparar alimentos crus e cozidos;
5. Guardar na geladeira os alimentos preparados no fogão, mesmo que ainda estejam quentes;
6. Proteger os alimentos do contato com animais como aves, insetos e roedores, que podem transmitir a bactéria.

Fonte: ANVISA

Nenhum comentário:

Postar um comentário