terça-feira, 16 de junho de 2009

FUGINDO DE GRIPES E RESFRIADOS

Inverno (e também outono, dependendo da região), época de frio que favorece, e muito, as gripes e resfriados, viroses das quais ninguém de nós parece conseguir fugir, teimando em nos deixar cansados, indispostos, com o corpo dolorido e muitas vezes necessitando de cuidados médicos.

Uma alimentação saudável é capaz de ajudar a evitar e até diminuir os efeitos de uma gripe, fortalecendo nosso sistema imunológico e criando defesas orgânicas para combater o vírus. Frutas, verduras, legumes, cereais e leguminiosas, carnes magras, peixes e aves sem pele, ovos, leite e derivados, de preferência com pouca gordura, são alimentos recomendados para aqueles que desejam evitar os transtornos causados pela gripe.

Apesar de a ciência ainda não ter comprovado que megadoses de vitamina C pode prevenir e curar resfriados, sabe-se que ela tem efeito anti-histamínico, podendo ajudar a reduzir os sintomas. Por isso, abuse de frutas ricas nessas vitaminas, como laranja, limão, bergamota, morango, etc.


Dicas para fugir da gripe ou diminuir os seus sintomas:
  • tenha hábitos alimentares saudáveis;

  • beba pelo menos de 8 a 10 copos de água por dia, a qual deixa os cílios pulmonares mais fortes e amolece o muco, facilitando o trabalho desses cílios;

  • faça lavagens nasais com solução fisiológica e assoe o nariz sempre que possível;

  • não utilize desacongestionantes, antiinflamatórios ou xaropes sem consultar um médico;

  • crianças e idosos devem se vacinar no início de outono, entre os meses de março e maio;

  • se você já está com gripe, o repouso é fundamental para uma recuperação mais rápida!


Fonte: SALGADO, Jocelem M. Alimentos Inteligentes. São Paulo: Prestígio, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário