Em uma recente revisão bibliográfica publicada no Sports Health, um estudo multidisciplinar concluiu, mais uma vez, o quanto uma nutrição adequada é essencial para a saúde óssea das pessoas de todas as idades e de todos os níveis de atividade física.
Ronald Zernicke, Ph.D., diretor do Bone & Joint Injury Prevention & Rehabilitation Center da Univeridade de Michigan, e seus colegas realizaram uma revisão de estudos dos últimos 50 anos sobre o papel da dieta no tecido ósseo, mais especificamente os efeitos de dietas ricas em proteínas, gorduras ou carboidratos sobre a saúde do esqueleto.

Com base na ampla revisão da literatura científica, Zernicke e sua equipe fazem as seguintes recomendações alimentares para ter ossos saudáveis:
- A proteína é extremamente importante para o adequado crescimento ósseo, principalmente em crianças e atletas jovens e fisicamente ativos.
- Evite alimentos e bebidas pobres em nutrientes (como açúcares, bebidas carbonatadas - como refrigerantes, ou alimentos com elevado teor de sódio ou de gordura saturada), pois o consumo destes irá causar a falta dos nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável do corpo e dos ossos.
- Consuma alimentos que contenham ômega-3 (como peixes e nozes), frutas e vegetais ricos em potássio e fibras e proteína animal ou vegetal de alta qualidade para garantir a adequação de vitaminas e minerais.
- Se ocorrer deficiências dietéticas, suplementos (como o cálcio ou carbonato de c
álcio citratos) podem ser utilizados para reforçar a saúde dos ossos (sempre com orientação de um profissional).
- Atletas devem consumir pelo menos 1.200 a 1.500 mg de cálcio por dia, comendo alimentos lácteos com baixos teores de gordura e de sódio, folhas verdes (como espinafre, couve e brócolis) ou suplementos.
Fonte: UMHS Newsroom
OBS:
Não podemos nos esquecer da importância de se tomar banhos de sol diariamente por cerca de 15 a 30 minutos, como forma de ativar a vitamina D - nutriente essencial na absorção do cálcio pelos nossos ossos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário