segunda-feira, 8 de junho de 2009

TESTE DE QUALIDADE DO AMENDOIM


Junho, tempo de festas juninas, muita pipoca, quentão, pamonha, pinhão, pé-de-moleque e muitos outros quitutes saborosos. Sendo o amendoim uma presença constante nessas festas, a PRO TESTE Associação de Consumidores realizou a avaliação da qualidade de algumas marcas desse alimento presentes no mercado.


A marca de amendoim cru Kisabor foi reprovada por conter altos teores de aflatoxina, uma toxina produzida por fungos, perigosa para a saúde e potencialmente cancerígena. Com efeito cumulativo no organismo, a substância, quando consumida em doses elevadas, pode causar cirrose, hepatite B e hemorragia nos rins. Na gravidez, a aflatoxina pode causar mutações no feto.

O grau de contaminação observado no lote é dez vezes maior do que a lei brasileira permite. O problema não se repetiu em outros lotes testados do mesmo produto, mas o fato de haver um lote com um nível tão alto de contaminação já é motivo para preocupação. A PRO TESTE solicitou à Anvisa e ao Ministério da Agricultura a interdição e o recolhimento do mercado do lote 03073 do amendoim cru da Kisabor.

Observando os resultados encontrados, e sabendo que a legislação caracteriza os produtos com aflatoxina em excesso como impróprios para o consumo, podemos perceber que existem falhas no controle dos produtos comercializados no Brasil.



OBS:

  • Também se constatou erro de classificação vegetal em um dos produtos testados: o Nippon, que tem padrão de qualidade abaixo da que afirma ter.

  • As marcas testadas foram: Agtal; Chinezinho; Dori; Dr. Oetker; Hikari; Iracema; kisabor; Mendorat; yoki e Nippon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário