
- óleos vegetais (girassol, soja, milho, azeite de oliva, etc.)
- oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, etc.)
- gérmen de trigo
- sementes de abóbora, girassol, gergelim e linhaça.


Dicas úteis:

Alimentação para ajudar a combater os sintomas da TPM

Como regra geral, quanto maior a proporção de casca em relação ao interior da fruta, maior a capacidade antioxidante, regra que continua sendo verdadeira para os tomates: quanto menor (tomate-cereja, por exemplo), maior sua capacidade antioxidante. 

Ingredientes:
Modo de Preparo:
1. Bata todos os ingredientes no liqüidificador com apenas 1 banana, coloque em forma untada com óleo e farinha.
2. Coloque as rodelas de banana sobre essa massa e salpique com canela.
3. Assar em forno pré-aquecido, a 180° por aproximadamente 50 minutos.
Informações Adicionais:
A banana caturra é conhecida em algumas regiões por banana nanica.





bre a agregação plaquetária e, consequentemente, alterar a viscosidade sanguínea, prejudicando a cicatrização de cortes.
A maioria das pessoas já ouviu falar dos benefícios que a soja traz a nossa saúde. Porém, muitas vezes, ao aparecer uma única oportunidade de comê-la, a cara de nojo é o primeiro sinal que identifica o sentimento em relação a essa leguminosa.
diariamente já nos ofereceriam benefícios. Além disso, a soja está disponível em uma grande variedade de alimentos, e existem muitas maneiras de adicionar esses alimentos a nossa dieta diária:Algumas fontes ricas de proteína de soja:
OBS:

Algumas dicas para prevenir o consumo excessivo de agrotóxicos:
É possível ler o estudo completo da análise de agrotóxicos na página da ANVISA.
Sabendo disso, da próxima vez em que for fazer uma receita de abóbora, remova toda a polpa ou os fios das sementes e lave-as em água potável. Seque-as ao ar, deixando-as repousar de um dia para o outro. Molhe com um fio de azeite de oliva e polvilhe sal marinho. Coloque em uma forma para biscoito e leve-as ao forno a 180ºC por 15 a 20 minutos. Deixe esfriar completamente e armazene em recipiente hermético na geladeira.Outra receita para fazer com as semantes é adicionando na salada:
Tempere com aceto balsâmico e azeite de oliva, adicione sal apenas se as sementes não foram salgadas.
E BOM APETITE!

ras. 
A fruta bíblica, que constantemente é relacionada ao proibido e tentador, agora merece todo o nosso perdão e devoção. Pesquisas mostram que a maçã pode trazer vários benefícios a nossa saúde, controlando o colesterol e reduzindo o risco de câncer digestivo, principalmente de cólon e reto.
Com poucas calorias, muitas fibras e substâncias antioxidantes que diminuem o risco de doenças, aproveitamos melhor os benefícios da maçã quando ingerimos também a sua casca. Entre as substâncias que nos favorecem está a pectina, que ajuda a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e que previne a prisão de ventre, e os antioxidantes flavonóides e polifenóis, que retardam o envelhecimento e protegem o organismo de várias doenças, entre elas o câncer.
Outro ponto positivo é que o açúcar presente na maçã é a frutose, que é absorvido pelo nosso organismo de forma mais lenta que a sacarose (açúcar comum). Por isso, diabéticos podem comer uma maçã sem aumentos bruscos nos níveis de glicose do sangue.
Portanto, o consumo de maçã deve fazer parte dos nossos hábitos diários, lembrando sempre que os seus benefícios somente serão completos se a casca não for desprezada.

Discriminada por muitas pessoas como a grande vilã das dietas, a gordura é de enorme importância para a nossa saúde. Basta que saibamos consumir os tipos e as quantidades corretas desse nutriente.
Encontrada principalmente nos peixes como sardinha, atum, cavala, arenque, truta e salmão, e em fontes vegetais como linhaça, abacate, nozes e castanhas, o ômega-3 é considerado a gordura indispensável ao sistema imunológico.
Um estudo a respeito da expectativa de vida em várias populações do mundo verificou que os países com os índices mais elevados eram Japão, Suécia, Noruega e Islândia, que são grandes consumidores de peixes.
Hoje em dia se sabe que a maioria das pessoas tem carência de ômega-3, principalmente por causa da falta de peixe na alimentação.
Fonte: PÓVOA, Helion. Nutrição Cerebral. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.